sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aged fiscaliza uso de agrotóxicos em lavouras de eucalipto em Açailândia

A Unidade Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em Açailândia, no sul do estado, realizou ações de fiscalização do uso de agrotóxicos em florestas plantadas de eucalipto para fins comerciais.
“Essas ações buscam a preservação ambiental, pois evitamos que os produtos impróprios para uso que sejam descartados de qualquer maneira. Recolhemos esses produtos e damos a destinação ambientalmente correta”, explica o engenheiro agrônomo, Josué Mendes Neto, fiscal de defesa da Aged em Açailândia.
A região tem uma área plantada de eucalipto estimada em 55 mil hectares, distribuída entre os municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. A produção é toda voltada para as indústrias siderúrgicas e de celulose.
“Por ser uma atividade de máxima utilização de insumos agrícolas, principalmente no que diz respeito à utilização de agrotóxicos e afins, é que as ações de Inspeção Sanitária Vegetal são priorizadas nestes cultivos”, diz Josué Mendes.
Ele explica que, durante a fiscalização, é verificado o registro das empresas prestadoras de serviços na aplicação dos agrotóxicos, disponibilidade de EPI’s (equipamentos de proteção individual) para funcionários, armazenamento, tríplice lavagem e devolução das embalagens vazias. “Estamos também atentos durante nossas fiscalizações aos produtos impróprios para uso, pois, a utilização e/ou descarte das sobras e resíduos de agrotóxicos vencidos em desacordo com a legislação constitui infração”, conclui ele.
De janeiro a abril de 2011, nestes plantios comerciais, já foram recolhidos pelas empresas titulares dos registros cerca de 375 Kg de inseticidas e 25 litros de herbicidas vencidos. Em fiscalização recente realizada, em galpões de armazenamento no município de Itinga verificou-se a existência de produtos com prazo de validade vencido. Foram imediatamente interditados cerca de 154 kg/l entre produtos agrotóxicos sólidos e líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário