quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo presidente da Agerp toma posse hoje

A secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, empossa nesta quarta-feira (27) o engenheiro agrônomo Jorge Luiz de Oliveira Fortes no cargo de presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp/MA). A solenidade acontece às 15h, no auditório do órgão, no Outeiro da Cruz.
Jorge Fortes comandará a agência responsável pelo planejamento, coordenação, controle e execução da política estadual de assistência técnica e extensão rural e de pesquisa agropecuária e desenvolvimento no estado.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão, com mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fortes é também professor da Uema.
No currículo, exerceu cargos como o de coordenador do Projeto de Colonização de Buriticupu pelo Iterma e superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Sagrima. Foi representante do Governo do Maranhão junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Associação das Empresas Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), bem como superintendente de Promoção e Fomento Rural da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro).
A Agerp promove a política de assistência técnica e extensão rural e de pesquisa agropecuária e desenvolvimento, visando atender aos produtores rurais de forma sustentável, procurando por meio da diversidade e da integração, proporcionar o aumento da produção e da produtividade dos setores agrícola, pecuário e pesqueiro do Maranhão, com ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, a competitividade do agronegócio e a viabilização de mercados.
Jorge Fortes comandará ainda os 19 Escritórios Regionais sediados nos municípios de Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Codó, Caxias, Timon, Presidente Dutra, Santa Inês, Zé Doca, Viana, Pinheiro, Bacabal, Pedreiras, Barra do Corda, Imperatriz, Açailândia, Balsas e São João dos Patos, além da sede, em São Luís. A Agerp atende aos 217 municípios maranhenses com ações de assistência técnica e extensão rural, sistemas agro-ecológicos, produção de culturas bioenergéticas, arranjos produtivos locais, pesquisa agropecuária e produção de material genético, utilizando recursos do Tesouro Estadual e de convênios com o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário