terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lixão em Buriticupu-MA, prejudicando a qualidade de vida da comunidade local

Um dos grandes problemas de nossa cidade (Buriticupu-ma) é o lixão o qual tem prejudicado e muito a comunidade local. O espaço geográfico onde está situado o lixão é a única área na qual a cidade tem espaço físico para crescer, no entanto é o único local onde é depositado todo o lixo da cidade.
Há muito anos atrás este local era uma área abandonada pelos proprietários foi aí que a Secretaria municipal de Urbanismo e Infra-estruturar começou a jogar todos os dejetos recolhidos dos demais bairros ali, ou seja, não tinha ninguém para reclamar! Hoje este local é um enorme bairro da cidade denominado de Vila Davi em homenagem ao ex-deputado federal pelo maranhão Davi Alves Silva que comprou a área e doou a famílias carentes que alegavam não terem onde morar. Porém com a construção de casas no bairro, a construção de uma escola estadual de Ensino Médio, projetos do programa minha casa minha vida do governo federal através da Caixa e o asfaltamento das principais ruas fizeram com que o bairro tivesse um crescimento populacional significativo e com o aumento da população veio também os incômodos, já que moram próximos a um enorme lixão.
As conseqüências deste lixão na vida destas pessoas são gritantes, pois segundo alguns moradores, existem pessoas no bairro que vão ao local a procura de brinquedos velhos, remédios e até restos de alimentos. Os resultados desta ação todos já devem imaginar são hospitais e postos médicos superlotados com pessoas contaminadas por diversos microorganismos infectocontagiosos.
Outro sério problema decorrente do lixão é a poluição noturna ou, seja, uma fumaça terrível resultante da queima do lixão que invade a única escola de Ensino Médio do bairro forçando a direção da escola a liberar os alunos e funcionários antes do horário previsto. Gostaríamos que nossas autoridades tomassem providências em relação a este problema que está afetando a qualidade de vida dos moradores do bairro Vila Davi em Buriticupu-MA.
Esta reportagem foi elaborada pelos alunos: Carleane, Kassio e Ana Maria do 3º ano B da escola Profª Juvenila Soares Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário